Atendimento: (34) 3842-2595 (34) 98802-0212

História

Os serviços de abastecimento de água em Monte Carmelo-MG denotam da década de 1920 e eram realizados através de uma captação existente no córrego Olaria, no local denominado Mata do Langoni, atualmente situado no centro da cidade.
A partir da década de 1940 essa captação foi desativada, sendo substituída pela captação realizada através de adutora de manilha de barro cerâmico, aduzida por gravidade, localizada no córrego Santa Bárbara, a uma distância de aproximadamente sete quilômetros da cidade. A Prefeitura, através do Departamento de Obras, realizou diversos serviços de melhorias no sistema de captação Santa Bárbara.
Posteriormente, em 10 de março de 1967, foi sancionada a Lei nº. 542, que instituiu o SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Monte Carmelo-MG como Autarquia Pública, a qual era administrada, através de convênio firmado com a Prefeitura Municipal pela Fundação SESP, órgão pertencente à época, ao Ministério da Saúde.
Adiante, mais precisamente no dia 05 de novembro de 1986, através da Lei nº 1.199/86, foi criado o Departamento Municipal de Água e Esgoto - DMAE, sendo atribuído a este, até os dias atuais, a gestão do sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto sanitário de Monte Carmelo-MG.
A Autarquia conta, atualmente, com duas captações superficiais de água, sendo a Captação Mumbuca inaugurada em 24 de julho de 1985, responsável por aproximadamente 15% (quinze por cento) do abastecimento da zona urbana e a Captação Santa Bárbara, responsável por aproximadamente 35% (trinta e cinco por cento) do abastecimento da zona urbana.
Além disso, para atender a população carmelitana, o DMAE conta com quarenta captações de água subterrâneas distribuídas nos bairros residenciais da cidade, responsáveis por aproximadamente 50% (cinquenta por cento) do abastecimento local.
A Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário, inaugurada em 11 de maio de 2011, é responsável por tratar, atualmente, até 80% (oitenta por cento) do esgotamento sanitário do município.
Há hoje no Município sete Estações de Tratamento de Água, sendo a primeira inaugurada m 02 de agosto de 1987, denominada Estação de Tratamento de Água Mumbuca, capaz de reservar até um milhão de litros e tratar até duzentos mil litros de água por hora. Em setembro de 1990 inaugurou-se a Estação de Tratamento de Água no distrito de Gonçalves e em 1996 foi inaugurada a Estação de Tratamento de Água Lambari, com capacidade de tratamento de setenta mil litros por hora e reservatório de um milhão de litros. Em 02 de abril de 2004 foi inaugurada a Estação de Tratamento de Água no distrito de Celso Bueno, com capacidade de tratar cinquenta mil litros de água por hora, e em 07 de junho de 2014, a Estação de Tratamento de Água Santa Bárbara, com capacidade de tratamento de duzentos mil litros de água por hora. Além disso, o município conta atualmente com a Estação de Tratamento Água Buritis e uma Estação de Tratamento Água no distrito de Perdizes.