Atendimento: (34) 3842-2595 (34) 98802-0212

Água

QUALIDADE DA ÁGUA

O DMAE possui um laboratório de análise de água, instalado na área da ETA Mumbuca. Neste laboratório o DMAE realiza exames habituais e exigíveis,  de acordo com as premissas do Ministério da Saúde (Portaria nº 518/2004 e Decreto nº 5.440/2005).

As análises mais complexas são realizadas em laboratórios especializados em controle de qualidade da água, devidamente conveniados, conforme os ditames da Lei. A qualidade da água que abastece Monte Carmelo está entre as melhores do estado de Minas Gerais, pelo cuidado diário dispensado pelo DMAE, desde a captação, tratamento, análise, até a distribuição.

Uma água com alta qualidade é objetivo primordial do DMAE de Monte Carmelo, trabalhando para um aproveitamento racional desse recurso natural, essencial à vida. Para atingir esse objetivo, o DMAE toma todos os cuidados no tocante à purificação da água captada de maneira bruta, garantindo que a mesma chegue à casa dos habitantes de nossa cidade o mais pura possível, de acordo com  os parâmetros físicos, químicos e microbiológicos, devidamente definidos pelo Ministério da Saúde.

O DMAE leva aos consumidores as informações resumidas dessas análises, publicando, mensalmente, nas contas de água expedidas pela Autarquia.

Ademais, os resultados de todas as análises de água realizadas são publicados no mural, situado no átrio do Departamento Administrativo do DMAE, e, também, disponíveis no site, no link ANÁLISES

As unidades de tratamento bem como as redes coletoras para o sistema de esgoto sanitário foram implantadas considerando o contínuo crescimento da cidade, atendendo, sempre, a população carmelitana em sua maioria.

O DMAE conta, ainda, com o suporte de reservatórios distribuídos na maioria dos bairros de Monte Carmelo, possibilitando, assim, melhor distribuição e evitando a falta de água, caso haja a necessidade de manutenção na rede de distribuição de água potável.

Os poços artesianos utilizados pelo DMAE, para a complementação ao abastecimento de água, são todos rigorosamente outorgados pelo IGAM e a água obtida através dos mesmos passa por análises de controle de qualidade.

REDE DE DISTRIBUIÇÃO

A rede de distribuição teve como base de desenvolvimento o projeto da Fundação SESP do Ministério da Saúde, implantada em 1985.

Através desta rede, cujos anéis principais são os mesmos de hoje, era distribuída a água produzida pelos subsistemas Santa Bárbara/Mumbuca e Lambari. Esse sistema, atualmente é reforçado por mais por mais cinquenta  poços artesianos, que são subsistemas isolados, que funcionam para o melhor atendimento da população, possibilitando o fornecimento de água potável para as residências de Monte Carmelo.

A rede de então foi bastante ampliada em termos de malha, para atender, de modo primordial, o crescimento da nossa cidade, e, consequentemente o crescimento populacional.

LIGAÇÕES DOMICILIARES

Nossa cidade conta, atualmente, com mais de 18.000 (dezoito mil) ligações de água, todas com devido sistema de hidrometria. A aferição, conserto, trocas e manutenção dos hidrômetros são realizados por servidores devidamente habilitados para tal finalidade, sem custos para o usuário.

Todos os hidrômetros utilizados pelo DMAE – Departamento Municipal de Água e Esgoto de Monte Carmelo são devidamente autorizados pelo INMETRO- Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, conforme determinado por lei.

 O percentual de ligações atendidos com esse sistema de hodrometria é de aproximadamente 97% (noventa e sete por cento) das ligações de água em nossa Monte Carmelo.